Grupos de Discussão
GD 1: Movimentos Sociais, Educação Popular, Gênero e Raça
Trabalhos que elucidem as práticas educativas presentes em movimentos populares, tais como: Educação do Campo, Educação Popular, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Educação Quilombola e Educação Indígena. Discussões que abordem questões da diversidade e/ou gênero e/ou raça e/ou etnias e suas implicações sócio-históricas para o processo educacional e formativo.
GD 2: Políticas Educacionais e Formação de Professores
Analisar políticas educacionais e seus desdobramentos na formação de professores, na gestão e na avaliação educacional. Compreender o processo de formação inicial e continuada de professores. Destacar o papel do aspecto teórico e prática na formação deste trabalhador bem como a sua atuação política-pedagógica na escola. Discutir práticas educativas realizadas no âmbito da educação básica bem como no ensino superior e suas implicações para o processo educativo.
GD 3: História, Memórias e Instituições
Estudos que compreendam investigações históricas na educação, podendo estar relacionado a memórias no campo educacional, ideias pedagógicas, ensino, instituições e patrimônio escolar.
GD 4: Currículo, Cultura e Cotidiano
Discussões sobre currículo e cultura. Estudos sobre as redes de conhecimento e os cotidianos. Pode-se abordar experiências, significações, subjetivações e narrativas produzidas por seus fabricantes.
GD 5: Fundamentos da Educação
Pesquisas das áreas da Sociologia, Filosofia, Psicologia e Arte Educação.
GD 6: Ciências, Matemática e Tecnologias em Educação
Investigar as relações entre arte e educação, dialogando com as áreas da cultura visual, estética, história, teoria, crítica e afins. Problematizar as perspectivas teórico-metodológicas do ensino de ciências e matemática. Destacar as dimensões relacionadas à socialização da ciência e tecnologia no processo educativo.
GD 7: Infância, Alfabetização, Ludicidade e Práticas Inclusivas
Pesquisas que se dedicam ao estudos da filosofia da infância, musicalização, Educação Infantil, jogos e brincadeiras, e que consideram práticas inclusivas no âmbito educacional.